Notícias | CPqD: Negociações retornam em janeiro

CPqD: Negociações retornam em janeiro

22/10/2015

Em reunião de negociação realizada nesta terça-feira, dia 20, a direção do CPqD propôs ao SINTPq adiar para janeiro a próxima rodada de negociação entre as partes. O motivo, segundo a empresa, é a sua situação financeira e a impossibilidade de neste momento apresentar proposta para os itens econômicos da nossa campanha salarial.

Essa foi a segunda reunião entre sindicato e empresa. Nela, o CPqD garantiu ainda a data-base dos trabalhadores, 1º de novembro. No primeiro encontro foram discutidas apenas cláusulas sociais e sindicais do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) - que ainda não foram finalizadas.

O SINTPq defendeu que, no mínimo, os salários precisam ser reajustados pela inflação. Menos que isso é redução salarial e tal situação é inadmissível. No entanto, com a garantia da data-base, o sindicato aceitou retomar as negociações em janeiro, mantendo sua postura de diálogo e compromisso com o futuro do Centro como patrimônio da pesquisa e desenvolvimento científico nacional.

O presidente do CPqD, Sebastião Sahão Junior, compareceu ao final da reunião para explicar a situação do Centro, pedindo paciência ao sindicato e trabalhadores diante dos atuais problemas, garantindo a data-base e as negociações em janeiro.

Esta não é a primeira vez que as negociações avançam o início do ano seguinte. O sindicato espera que, em janeiro, a empresa tenha propostas concretas para os trabalhadores. O SINTPq também está aberto a sugestões dos funcionários para discutir caminhos para a nossa campanha salarial e futuro do CPqD.