CPqD: Rodada negocial é finalizada e assembleia acontece na terça-feira (19)
Depois de muito diálogo e argumentação, sindicato e CPqD finalizaram a primeira rodada de negociações da campanha salarial deste ano. Com isso, a contraproposta da empresa será levada para avaliação e deliberação na terça-feira, dia 19, às 8h, na portaria principal do Polis.
Durante as tratativas, divididas em três reuniões negociais, foi possÃvel avançar em relação à s reivindicações deliberadas na última assembleia. Confira cada tópico abaixo.
Reajuste: Inicialmente, a empresa indicou que se limitaria à recomposição inflacionária. Entretanto, na última reunião entre as partes, realizada no dia 13/11, foi possÃvel alcançar 3% de reajuste nos salários e benefÃcios. Considerando a inflação do perÃodo (2,54%), o percentual apresentado representa quase 0,5% de aumento real.
Ganhos acima da inflação são extremamente importantes, pois ampliam o poder de compra do trabalhador no longo prazo. Além disso, esse aumento tem reflexo nos demais direitos ligados ao salário, como FGTS, 13º, previdência, férias, entre outros.
Dias ponte: Com as negociações, foi possÃvel manter os dias ponte sem necessidade de compensação. Esse item é muito importante para a qualidade de vida dos funcionários, pois possibilita que todos tenham mais tempo livre com suas famÃlias.
Antecipação da primeira parcela do 13º salário: A continuidade do benefÃcio também foi garantida na negociação.
Banco de Horas: Desde o ano passado, a empresa manifesta desejo de implementar um Banco de Horas. Na campanha salarial deste ano, esse tópico foi negociado nos seguintes termos:
- • Sábados, domingos e feriados não entram no banco
- • Horário flexÃvel entre 7h e 9h (entrada) e 16h e 18h (saÃda)
- • Horário núcleo entre 9h e 16h
- • Teto de 40h acumuladas
- • Limite de 2h diárias no banco
- • Compensação de 1h p/ 1h
- • Prazo de um ano para pagamento
Possibilidade de escolha entre Uniodonto e BB Dental: Este item é um dos pontos mais importantes da campanha salarial. Por meio da pesquisa de opinião realizada pelo SINTPq após a mudança no benefÃcio, além do debate sobre o assunto promovido na última assembleia, foi possÃvel demonstrar para a empresa toda a insatisfação causada e a viabilidade da proposta do sindicato. O CPqd já está tomando as medidas necessárias para a troca do fornecedor, ou inclusão de opção por segundo fornecedor, respeitando condições legais e contratuais.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Pelo presente edital, o SINTPq – Sindicato dos Trabalhadores em Atividades (Diretas e Indiretas) de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia de Campinas e Região, convoca todos os trabalhadores do CPqD a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada em 19 de novembro, às 8h, na portaria principal do Polis, para deliberar a seguinte ordem do dia:
1) Deliberação da contraproposta da empresa para assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2020;
2) Campanha de Sindicalização;
3) Outros assuntos.
Fica estabelecido que não havendo quórum, a Assembleia será realizada, em segunda convocação 15 minutos após, com qualquer número de presentes.
José Paulo Porsani
Presidente SINTPq
Veja também
Assembleia em 05/07, às 19h, elege delegados do SINTPq para a Plenária Estatutária da CUT
28/06/2021O SINTPq gostaria de convidar toda a categoria para a assembleia que definirá os delegados ...
Atenção sócios e sócias: Eleições do SINTPq estão abertas; veja como votar
07/06/2021As Eleições SINTPq 2021/2024 já estão em andamento. Todos os sócios e sócias que registraram ...
Eleições SINTPq: Conheça as pessoas que formarão a nova direção do sindicato
17/05/2021O SINTPq está encerrando mais um ciclo de sua história com o término da Gestão ...