Notícias | CTC: Assembleia no dia 18 discute contraproposta da empresa para a Campanha Salarial

CTC: Assembleia no dia 18 discute contraproposta da empresa para a Campanha Salarial

07/01/2016

No próximo dia 18 de janeiro, às 11h, o SINTPq realizará uma assembleia com os trabalhadores do CTC para discutir e deliberar a aprovação ou recusa da contraproposta da empresa para a Campanha Salarial 2015/2016. A escolha da data se deve ao fato da direção do Centro informar ao sindicato que boa parte dos funcionários retornará ao trabalho nesse dia. Dessa forma, a maioria dos trabalhadores poderá comparecer e acompanhar a assembleia.

Na manhã de hoje, dia 7, o SINTPq realizou mais uma reunião de negociação com os representantes do CTC. A empresa apresentou propostas de alterações em três cláusulas do atual Acordo Coletivo, referentes ao auxílio para pessoas com deficiência, pré-aposentadoria e Aviso Prévio especial. O sindicato irá submeter as propostas para avaliação do seu departamento jurídico, mas já deixou claro que não concorda com a terceira alteração sugerida, pois traria perdas aos trabalhadores. Nesse tópico, a diretoria do Centro visa extinguir o pagamento de 70% do salário nominal além do Aviso Prévio para funcionários demitidos acima dos 45 anos ou com no mínimo cinco anos de trabalho na instituição.  

A empresa propõe reajustar salários em 10,33% (INPC), mas segue com a proposta de corte no bônus de R$ 600,00, pago aos funcionários que ganham até R$ 2.500,00. Em contrapartida, a diretoria do sindicato insistiu que o Centro apresente alternativas à retirada do abono, pois acredita que sem isso a contraproposta dificilmente será aprovada em assembleia.

Na reunião, a empresa apresentou ainda uma carta-compromisso e se comprometeu a revisar e dar ampla divulgação do seu plano de carreira, disponibilizar informações do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e prestar esclarecimentos aos questionamentos dos trabalhadores e do sindicato em relação às situações de periculosidade e insalubridade em seu ambiente de trabalho.

Uma nova reunião entre sindicato e empresa foi pré-agendada para o dia 18, antes da assembleia com os trabalhadores. O SINTPq espera que nesse próximo encontro a diretoria do CTC finalize sua contraproposta para ser apresentada aos funcionários e funcionárias do Centro.  

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Sindicato dos Trabalhadores em Atividades (Diretas e Indiretas) de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia de Campinas e Região – SINTPq, convoca todos os trabalhadores do Centro de Tecnologia Canavieira para que compareçam na Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no próximo dia 18 de janeiro de 2016, na sede da empresa – às 11h00 horas em primeira convocação e não havendo quórum às 11h30 em segunda convocação com qualquer número de pessoas presentes para deliberar sobre a seguinte pauta:

1) Discussão e deliberação da contraproposta da empresa para a campanha salarial 2015/2016;

2) Sindicalização;

3) Outros assuntos.

Régis Norberto Carvalho

Presidente – SINTPq