Em reunião com MCTI, SINTPq apresenta reivindicações e sugestões para centros tecnológicos
O SINTPq foi recebido pelo atual secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Alvaro Toubes Prata (foto), em uma reunião realizada na última terça-feira (13), em Brasília. O encontro teve como objetivo apresentar solicitações referentes à situação do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), da Amazul e ao processo de escolha do novo diretor do CTI (Centro de Tecnologia da Informação).
Com relação ao CNPEM, o sindicato reivindicou que, por conta do contingenciamento de verba, os trabalhadores não sejam penalizados com redução de salários. Alvaro Prata afirmou que não estão previstos reajustes nos repasses ao CNPEM, mas se comprometeu a analisar uma proposta do sindicato para que recursos de outras fontes possam ser utilizados no custeio dos funcionários. O secretário executivo também se prontificou a avaliar a proposta de realização de concursos públicos na Amazul, sugerida pelo sindicato.
No que se refere às eleições do CTI, o documento apresentado pelo SINTPq solicita a convocação do comitê de busca para a escolha do novo diretor do centro e que esse colegiado possua um representante da comunidade, sendo este escolhido em um processo democrático promovido pelo sindicato. Também foi cobrado um alinhamento, por parte do comitê a ser formado, com as políticas governamentais adotas no setor da tecnologia e com o compromisso da inclusão social e tecnológica.
Outro ponto sugerido pelo SINTPq foi que o comitê de busca tenha a participação de membros envolvidos com movimentos sociais que atuam no segmento de CT&I. Isso permitiria que o comitê não fosse formado apenas por pessoas da academia, do governo ou do setor empresarial, sendo assim um colegiado mais democrático e representativo.
Por reconhecer o relevante papel do CTI na sociedade e a consequente importância do seu processo eleitoral, o SINTPq colocou-se a disposição do Ministério para organizar a eleição do representante da comunidade que atuará no processo de escolha do novo diretor do instituto.
O encontro com Alvaro Prata foi positivamente avaliado pelo sindicato, uma vez que o secretário executivo atendeu a diretoria sindical de forma solidária e prestativa. Considerando os positivos resultados da reunião, o SINTPq espera ver atendida suas reivindicações e que o processo de escolha do novo diretor possa consolidar os complexos tecnológicos, seguir desenvolvendo programas de estímulo à aprendizagem de ciência e tecnologia para jovens e garanta o constante debate com a sociedade.
por Ricardo Andrade
Veja também
Assembleia em 05/07, às 19h, elege delegados do SINTPq para a Plenária Estatutária da CUT
28/06/2021O SINTPq gostaria de convidar toda a categoria para a assembleia que definirá os delegados ...
Atenção sócios e sócias: Eleições do SINTPq estão abertas; veja como votar
07/06/2021As Eleições SINTPq 2021/2024 já estão em andamento. Todos os sócios e sócias que registraram ...
Eleições SINTPq: Conheça as pessoas que formarão a nova direção do sindicato
17/05/2021O SINTPq está encerrando mais um ciclo de sua história com o término da Gestão ...