Notícias | Fundepag: SINTPq e trabalhadores dão início à Campanha Salarial

Fundepag: SINTPq e trabalhadores dão início à Campanha Salarial

06/07/2016

O SINTPq realizou na manhã de ontem, dia 5, a primeira assembleia com os trabalhadores da Fundepag. No encontro, que contou com mais de 80 funcionários presentes, o sindicato apresentou seu trabalho e trajetória enquanto representante dos profissionais da ciência, pesquisa e tecnologia. Em seguida, foram iniciadas as discussões para a elaboração da Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial 2016/2017.

A reunião contou com uma participação ativa por parte dos trabalhadores, que manifestaram suas reivindicações, pontos de vista e sugestões.

Entre os principais pontos demandados está a equalização do piso salarial, sendo estabelecido em R$ 1.140,00 e reajustado de acordo com o IPCA do período mais 3% de aumento real. Para os demais salários, superiores ao piso, os funcionários reivindicam os mesmos índices de reajuste.

No que se refere ao Auxílio Refeição, os trabalhadores solicitam que o valor seja reajustado para 16,80, montante já previsto no atual acordo coletivo para unidades sem refeitório interno, e que o mesmo sofra correção conforme o IPCA mais 3% de ganho real. Além disso, foi consenso entre os profissionais que o restaurante interno precisa passar por melhorias em sua estrutura e atendimento.

Outros itens sugeridos foram a implementação de uma Cesta Básica no valor de R$ 150,00, garantia do Auxílio Creche até o ingresso no Ensino Fundamental e ampliação da licença maternidade e paternidade para 180 e 20 dias, respectivamente.

Durante a assembleia, o SINTPq apresentou ainda os benefícios da sindicalização para o fortalecimento do sindicato na luta em defesa da categoria. Os trabalhadores compreenderam a importância dessa mobilização e demonstraram isso registrando filiações após o fim da reunião. Confira a página de sindicalização no site do SINTPq para se associar.

O próximo passo será a entrega e discussão da pauta com a diretoria da Fundepag. Após as negociações, o sindicato realizará uma nova assembleia para apresentar a contraproposta da empresa aos trabalhadores.

Confira a Pauta de Reivindicações na íntegra.