IPT: Acordo Coletivo aguarda aprovação do governo estadual
O reajuste salarial dos profissionais do IPT ainda não foi implementado devido a um recente decreto do governo João Doria, no qual determina-se que todos os acordos e convenções das empresas públicas sejam verificados. Confira abaixo a determinação.
(*) Nova redação dada pelo Decreto nº 64.215, de 6 de maio de 2019 (art.1º):
§ 1º - Os termos finais dos acordos coletivos de trabalho estarão sujeitos à aprovação da Comissão de Política Salarial – CPS.
§ 2º - Após o registro de que trata o artigo 614 da Consolidação das Leis do Trabalho, os acordos e as convenções coletivas de trabalho deverão ser encaminhados ao Conselho de Defesa dos Capitais do Estado – CODEC para fins de controle, acompanhamento e comunicação à Comissão de Política Salarial – CPS.
Com essa nova exigência burocrática, o IPT aguarda o aval da CPS para praticar os reajustes negociados, respeitando a retroatividade. Fica evidente que o Decreto nº 64.215, além de causar demora e transtorno aos trabalhadores, é totalmente inútil, pois as empresas públicas já negociam com os sindicatos seguindo as exigências governamentais.
Outra prova da inutilidade da medida é o fato de nenhum governo estadual anterior ter praticado algo semelhante. O SINTPq espera que o Acordo Coletivo de Trabalho seja aprovado o mais rápido possível, evitando assim que os funcionários e funcionárias sejam ainda mais penalizados.
Veja também
Assembleia em 05/07, às 19h, elege delegados do SINTPq para a Plenária Estatutária da CUT
28/06/2021O SINTPq gostaria de convidar toda a categoria para a assembleia que definirá os delegados ...
Atenção sócios e sócias: Eleições do SINTPq estão abertas; veja como votar
07/06/2021As Eleições SINTPq 2021/2024 já estão em andamento. Todos os sócios e sócias que registraram ...
Eleições SINTPq: Conheça as pessoas que formarão a nova direção do sindicato
17/05/2021O SINTPq está encerrando mais um ciclo de sua história com o término da Gestão ...