Notícias | IPT: Assembleia na quinta-feira (13) debate campanha salarial e Greve Geral

IPT: Assembleia na quinta-feira (13) debate campanha salarial e Greve Geral

12/06/2019

Nesta quarta-feira, dia 12, sindicato e IPT realizaram nova reunião negocial. Nela, o instituto manteve sua negativa para todas as reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras. Visando superar as dificuldades nas tratativas da campanha salarial, o SINTPq convoca os profissionais do IPT para decidirem os rumos da mesma, manifestando sua opinião em assembleia. O encontro será realizado na quinta-feira (13), a partir das 9h30 em primeira chamada, em frente ao prédio 8.

Durante a assembleia, será deliberada a aprovação ou recusa da contraproposta do instituto, que oferece apenas recomposição medida pelo IPC-FIPE nos salários e benefícios, se reportando ao Ofício Circular da Comissão de Política Salarial (C.P.S.) Nº 01/2019, de 04.04.2019, que veta aumento salarial ou criação de novos benefícios.

Essa mesma orientação não se aplicou, por exemplo, no caso da SABESP, que teve resultados melhores em algumas cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Portanto, é importante que os profissionais do IPT tenham em mente todos os fatores envolvidos na hora de tomarem sua decisão.

Durante a elaboração deste comunicado, o sindicato foi chamado para uma reunião com o presidente do IPT e os informes serão dados na assembleia de amanhã. Também serão discutidas, no decorrer da assembleia, as reivindicações da Greve Geral de 14 de junho e o apoio ao movimento. Todos os trabalhadores poderão manifestar suas opiniões, tirar dúvidas e deliberar uma posição conjunta.

A proposta de reforma previdenciária, os cortes na ciência e educação pública, o descontinuamento de projetos e a supressão de bolsas de pesquisa representam grandes retrocessos para os profissionais do setor. Dessa forma, não é prudente ignorar esse emergente debate.

Sindicatos e profissionais de institutos públicos de pesquisa não podem limitar-se à discussões salariais, pois a sobrevivência desses trabalhos depende diretamente de decisões políticas adequadas, que só serão concretizadas com a participação coletiva dos trabalhadores.

O SINTPq apoia, participa e convoca todos os trabalhadores de sua base para se juntarem a este movimento democrático e cidadão em defesa dos direitos previdenciários e das verbas públicas para Pesquisa, Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação.

ASSEMBLEIA DIA 13 DE JUNHO – 9H30 – EM FRENTE AO PRÉDIO 8
FAÇA SUA PARTE – COMPAREÇA – PARTICIPE – VOTE!

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Pelo presente edital, o SINTPq – Sindicato dos Trabalhadores em Atividades (Diretas e Indiretas) de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia de Campinas e Região, inclusive São Paulo, convoca todos os trabalhadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo S/A – IPT, para Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada em 13 de junho de 2019, quinta-feira, em frente a subsede do SINTPq – prédio 08, às 09h30 em primeira convocação e às 10h00 em segunda convocação para deliberar sobre a seguinte pauta:

1) Apresentação, avaliação e deliberação da contraproposta da empresa para assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2020;
2) Discussão e deliberação de instauração de dissidio coletivo ou dissidio coletivo de greve;
3) Discussão e deliberação de Assembleia Permanente;
4) Discussão e deliberação da Contribuição Negocial Voluntária;
5) Outros Assuntos.

José Paulo Porsani - Presidente SINTPq