Notícias | Novo retrocesso: CPqD anuncia coparticipação na assistência médica

Novo retrocesso: CPqD anuncia coparticipação na assistência médica

26/03/2018

Na sexta-feira, dia 23, a direção do CPqD comunicou oficialmente aos trabalhadores sua decisão sobre a coparticipação na assistência médica. O que era cogitado se confirmou e, em breve, os profissionais do Centro terão que arcar com 30% dos custos de seus exames e consultas, isso se mantidas as mesmas condições desse novo contrato para 2019, pois a situação do plano pode ficar ainda pior.

O convênio médico é um benefício histórico do CPqD, criado nos tempos de Telebrás e responsável por décadas de assistência aos trabalhadores e trabalhadoras da Fundação. Ao longo dos anos, o plano oferecido sofreu diferentes alterações. Tentaram, inclusive, trocar a Unimed pela Amil, o que só não aconteceu graças à atuação do Sindicato. Mesmo com esse retrospecto, até o momento, nenhuma mudança foi tão brusca e prejudicial quanto a recém anunciada.

Apesar do custeio da coparticipação durante o primeiro ano, garantido pela empresa aos funcionários ativos, os prejuízos serão significativos a médio prazo. Isso porque, nos momentos em que necessitar de tratamento médico, o trabalhador terá que arcar com novas despesas, além do que já paga mensalmente.

O paliativo da concessão por 12 meses servirá apenas para adiar um custo que será do funcionário. Quem economizará e sairá beneficiado com essa política será, novamente, o CPqD. Com atitudes como essa, a direção do Centro passa para o mercado de trabalho o recado de que está cada vez menos atrativo trabalhar na instituição.

Nos últimos anos, todas as medidas para corte de custos recaíram sobre os trabalhadores e trabalhadoras, com reajustes abaixo da inflação e redução do seu quadro funcional. Agora, a direção do Centro anuncia um novo retrocesso, seguindo com a lógica de penalizar seus profissionais, que são justamente o principal patrimônio da instituição.

O SINTPq está consultando seu departamento jurídico sobre as possibilidades de questionar judicialmente a alteração. Para discutir melhor essa questão, o Sindicato realizará uma reunião aberta a todos os trabalhadores na terça-feira, dia 27. O encontro acontece a partir das 17h30, na sede do SINTPq, localizada na Av. Esther Moretzshon Camargo, 61, Parque São Quirino - Campinas/SP.

Participe da reunião e venha manifestar suas opiniões, relatos e sugestões. Além da assistência médica, o encontro também debaterá as recentes mudanças em diferentes cargos na empresa.