Notícias | Profissionais do CNPEM encerram campanha salarial

Profissionais do CNPEM encerram campanha salarial

23/08/2017

Mais de 140 trabalhadores e trabalhadoras do CNPEM se reuniram ontem, dia 22, para deliberar a contraproposta da empresa para a campanha salarial 2017/18. Por 102 votos a 45, os profissionais presentes decidiram pela aprovação das condições oferecidas pelo Centro.

O novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) estabelece a recomposição dos salários conforme o IPCA (2,71%). O Auxílio Alimentação será reajustado para o valor de R$ 600,00 e a tabela de participação nos benefícios também será corrigida conforme o IPCA.

A crise econômica e os atuais cortes no MCTIC e na ciência brasileira como um todo contribuíram para a aprovação da proposta, que, segundo o CNPEM, representava o máximo possível a ser oferecido.

Nos próximos dias, Sindicato e empresa providenciarão a assinatura e registro do novo ACT. Após essa etapa, o documento estará disponível para consulta no site do SINTPq.

Outro ponto abordado na assembleia foi a nova realidade das relações de trabalho, provocada pela “reforma” trabalhista. A prevalência dos Acordos sobre a legislação e o fim do imposto sindical exigirão sindicatos mais fortes e representativos.

A partir de agora, somente com o respaldo da sindicalização o SINTPq poderá manter seu atendimento aos trabalhadores e seu poder de negociação perante os patrões. Sindicatos fracos não conseguirão sequer garantir os direitos já previstos em lei. Portanto, o apoio e participação de todos é fundamental neste momento. Seja sócio e contribua com sua entidade representativa!