Notícias | Sindicato e CNPEM iniciam negociações da campanha salarial 2017/18

Sindicato e CNPEM iniciam negociações da campanha salarial 2017/18

10/08/2017

SINTPq e CNPEM realizaram na manhã de ontem, dia 9, a primeira reunião de negociação da campanha salarial 2017/18. Estiveram presentes os diretores do SINTPq José Paulo Porsani, Ângelo Romeu da Silva, Odair Jacó e Austre Gonçalves. Representando o Centro, compareceram a diretora Cleonice e a gerente de Recursos Humanos Elaine Matiazzo.

Inicialmente, o Sindicato solicitou esclarecimentos sobre alguns enquadramentos salariais realizados no último período. A empresa informou que aproximadamente 60 profissionais, cerca de 10% do quadro, tiverem seus salários reenquadrados, obtendo reajustes entre 3% e 9%. Também foi informado que o número de funcionários cresceu 10% em relação ao ano anterior, chegando a 595.

Outro ponto questionado pelo SINTPq foi o entendimento do Centro sobre as questões envolvendo saúde e segurança no trabalho. Em especial, foram indagados os casos em que profissionais deixaram de receber adicional de periculosidade, enquanto outros passaram a ter direito. O CNPEM afirmou que está praticando seu novo PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), elaborado por meio de estudo realizado por técnicos contratados.

A direção do SINTPq solicitou acesso ao novo PPRA. Entretanto, as representantes do Centro se recusaram a fornecer os documentos. Além disso, o Sindicato ainda não obteve informações sobre os impactos no orçamento do CNPEM causados pelas mudanças nos adicionais de periculosidade.

As reivindicações da campanha salarial, referentes a salários e benefícios, serão discutidas em uma nova reunião de negociação, uma vez que o Centro ainda não apresentou uma contraproposta a ser levada para deliberação em assembleia. O próximo encontro acontece na terça-feira (15), às 14h, no CNPEM.

Neste momento de negociação, é fundamental que os trabalhadores e trabalhadores acompanhem o andamento do processo e estejam mobilizados. Somente dessa forma será possível concretizar as demandas presentes na pauta de reivindicações. As próximas novidades das tratativas junto ao CNPEM serão informadas via e-mail, WhatsApp, pelo site e na página do SINTPq no Facebook. Acompanhe e participe com a gente!