SINTPq acompanha Grupo do Trabalho que integra a transição de governo
Entidades sindicais buscam priorizar no próximo governo questões fundamentais para os trabalhadores, como a reforma trabalhista de 2017
Entidades sindicais buscam priorizar no próximo governo questões fundamentais para os trabalhadores, como a reforma trabalhista de 2017 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O processo de transição no Governo Federal tem gerado grande repercussão e, no campo do trabalho, não poderia ser diferente. O SINTPq vem acompanhando o grupo de integrantes anunciados nos últimos dias, que reúne presidentes de quatro centrais sindicais, professores e pesquisadores.
Os sindicalistas do grupo de transição visam trazer a “reforma” trabalhista de 2017 para o centro das atenções do próximo governo. As centrais defendem uma rediscussão da Lei 13.467, para assegurar direitos e priorizar a negociação coletiva. Outro possível ponto de debate será o Ministério do Trabalho, extinto e recriado às pressas pelo atual governo.
Fazem parte do grupo nomeado hoje os presidentes da CTB (Adilson Araújo), CUT (Sérgio Nobre), Força Sindical (Miguel Torres) e UGT (Ricardo Patah). Estão presentes também o diretor técnico do Dieese, Fausto Augusto Junior, e o coordenador do Fórum das Centrais, Clemente Ganz Lúcio, que antecedeu Fausto no Dieese.
Ex-diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), a socióloga Laís Abramo é outra integrante. O grupo se completa com três nomes: André Calixtre (pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea), Patrícia Vieira Trópia (professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia) e Sandra Brandão (economista e ex-chefe de gabinete de Dilma Rousseff).
A equipe de transição de Lula tem 31 grupos temáticos, incumbidos de realizar diagnósticos e apontar prioridades. Dez centrais sindicais entregaram ao então pré-candidato, em abril, uma “Pauta da Classe Trabalhadora”. Confira aqui o conteúdo.
Veja também
![SINTPq manifesta apoio ao padre Jlio Lancellotti](/capas/1704455560.jpeg)
SINTPq manifesta apoio ao padre Júlio Lancellotti
05/01/2024Foto: Rovena Rosa - Agência Brasil A direção do SINTPq vem a público expressar seu integral ...
![SINTPq intensifica campanha contra a privatizao da Sabesp](/capas/1702494584.jpg)
SINTPq intensifica campanha contra a privatização da Sabesp
13/12/2023O SINTPq intensificou seu apoio à luta contra a privatização da Sabesp, iniciativa do governador ...
![Sabesp: Sesso marcada por violncia da PM aprova privatizao; oposio vai Justia](/capas/1701966846.jpeg)
Sabesp: Sessão marcada por violência da PM aprova privatização; oposição vai à Justiça
07/12/2023FOTO: Sintaema - Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de ...