Notícias | SINTPq realiza primeira assembleia com trabalhadores da FUSP

SINTPq realiza primeira assembleia com trabalhadores da FUSP

20/04/2017

O SINTPq promoveu na manhã de ontem, dia 19, sua primeira assembleia com os trabalhadores da FUSP, fundação recém-integrada à base de representação do Sindicato. O encontro ocorreu na sede da instituição e reuniu 44 funcionários.

De início, os trabalhadores foram informados sobre a legislação de representação sindical e o processo que garantiu a inclusão da FUSP na base do SINTPq. O Sindicato e sua diretoria não acreditam em representatividade apenas no campo jurídico, por isso, foi colocada em votação a legitimidade da representação do SINTPq para os trabalhadores da Fundação. O resultado confirmou a confiança depositada pela grande maioria dos profissionais, sendo 40 votos favoráveis, três contrários e uma abstenção.

Após a votação, foi apresentada aos funcionários a proposta da FUSP para o primeiro Acordo Coletivo de Trabalho. Dois pontos foram levantados pelos presentes para serem considerados no acordo. O primeiro se refere ao pagamento do quinquênio, a empresa propôs extinguir esse benefício, que será incorporado aos salários daqueles que já o recebem. O Sindicato sugeriu e os trabalhadores concordaram em reivindicar que o mesmo seja incorporado aos salários de forma proporcional para aqueles empregados que ainda não completaram o período aquisitivo de cinco anos.

O segundo ponto garante a manutenção de benefícios superiores aos do Acordo Coletivo, obtidos diretamente com os patrocinadores de projetos. O Sindicato formulou uma proposta de redação para inclusão das cláusulas:

CLÁUSULA SEXTA - ADICIONAL DE PERMANÊNCIA (EXTINÇÃO DO QUINQUÊNIO)
Fica designada a extinção do adicional por tempo de serviço, denominado “quinquênio”, a contar de 01 de maio de 2017.
Parágrafo primeiro – Aos empregados que já obtiveram o benefício o valor pago será incorporado integralmente à sua remuneração, para todos os fins de direito.
Parágrafo segundo - Aos empregados que ainda não obtiveram o benefício o valor pago será incorporado proporcionalmente à sua remuneração, para todos os fins de direito.

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA QUINTA - CLÁUSULA MAIS BENÉFICA
Ficam resguardadas as condições mais benéficas negociadas e praticadas na remuneração salarial e benefícios pelos patrocinadores dos projetos contratados, em todo ou parcialmente.

Os itens levantados serão discutidos com a FUSP. Assim que a direção da Fundação apresentar resposta oficial, os trabalhadores serão convocados para uma nova assembleia.