Notícias | Trabalhadores da Amazul decretam estado de greve

Trabalhadores da Amazul decretam estado de greve

02/02/2018

Em assembleias nos dias 30 e 31 de janeiro, realizadas nas unidades de São Paulo e Iperó, os profissionais da Amazul rejeitaram a contraproposta aviltante imposta pelo do Ministério do Planejamento para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e decretaram estado de greve.

Ao deliberarem estado de greve, os funcionários definiram um prazo para a Amazul obter outra contraproposta junto aos órgãos governamentais que respeite e valorize os trabalhadores. A direção da empresa terá até o primeiro dia útil de março para apresentar novas condições para o ACT 2018.

Caso nenhuma proposta digna de apreciação em assembleia seja apresentada no período determinado, os trabalhadores e trabalhadoras da Amazul poderão paralisar suas atividades por tempo indeterminado.

O resultado das assembleias foi reflexo do nível de indignação dos funcionários e funcionárias, que não toleraram a proposta vexatória de 0% de reajuste e a retirada de benefícios.

No próximo período, Sindicato e trabalhadores farão mobilizações conjuntas, buscando conscientizar os colegas de trabalho sobre a importância da luta conjunta e preparando o ambiente da empresa para a greve.

Durante ambas as assembleias, não faltaram manifestações dos próprios trabalhadores convocando seus colegas a se mobilizarem e fortalecerem essa luta. O sentimento é de que a Amazul está passando pelo mesmo sucateamento vivido pela Engeprom e somente os funcionários e funcionárias unidos poderão reverter esse quadro.

A direção do SINTPq está comunicando formalmente a empresa sobre o resultado das assembleias e a condicionante deliberada. Agora, a empresa deve buscar junto ao Ministério do Planejamento uma proposta digna. A expectativa do Sindicato e dos empregados é que isso se confirme e seja possível realizar outra assembleia antes de 1º de março.

Sobre a Amazul

A Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. – Amazul foi constituída em 2013 com o objetivo de promover, desenvolver, transferir e manter tecnologias sensíveis às atividades do Programa Nuclear da Marinha (PNM), do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e do Programa Nuclear Brasileiro (PNB). Seu objetivo primordial é apoiar o desenvolvimento do submarino de propulsão nuclear.