Notícias | Trabalhadores do CNPEM encerram campanha salarial

Trabalhadores do CNPEM encerram campanha salarial

17/11/2016

Após cinco meses de intensa negociação, a campanha salarial 2016/17 do CNPEM foi encerrada em assembleia na manhã de ontem, dia 16. Por 143 votos a 103, os funcionários do Centro aprovaram a contraproposta da empresa.

O novo acordo estabelece reajuste de 7% nos salários com retroatividade a agosto de 2016 e 3,33% em janeiro para salários até R$ 17.000,00, condicionado a retirada da ação de dissídio. Além disso, o auxílio alimentação terá correção de 7% para todos os funcionários, de forma retroativa a agosto deste ano.

Com a aprovação em assembleia, o novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) será discutido pelo jurídico de ambas as partes, assinado e registrado no Ministério do Trabalho e Previdência Social. Após isso, o documento ficará disponível para consulta no site do SINTPq.

Momento adverso exige mobilização

A aprovação da contraproposta decreta o fim de uma das negociações mais difíceis entre SINTPq e CNPEM. Mais de sete rodadas de negociação foram necessárias e não faltou insistência por parte do Sindicato e dos trabalhadores para se chegar a melhor condição possível.

O acordo aprovado não contempla a recomposição inflacionária do período e representará perda salarial de 1,74%. Tal prejuízo não será esquecido pelo Sindicato e pelos trabalhadores.

Diante dos desafios enfrentados na negociação deste ano, o SINTPq convoca os funcionários do CNPEM a seguirem unidos e mobilizados para a próxima campanha salarial.

Somente com luta e união será possível garantir o respeito que os profissionais da ciência, pesquisa e tecnologia merecem.